Eleiçoes 2020

Definição do vice de Paulo Oliveira e desabafo de Menininho movimentam Massaranduba

Pré campanha se acirra

27/08/2020 13h56Atualizado há 3 semanas
Por: Redação
À esquerda o prefeito Paulo Oliveira e o pré candidato a vice. À direita, o atual vice prefeito, Menininho.
À esquerda o prefeito Paulo Oliveira e o pré candidato a vice. À direita, o atual vice prefeito, Menininho.

A PRIMEIRA BOMBA

Massaranduba tem sido notícia recorrente em nossa redação, e não poderia ser diferente, pois a política daquele município tem sido uma verdadeira fábrica de memes.

No último domingo, trouxemos a notícia de que o sobrinho da primeira dama, Geovan Barros, seria alçado à condição de vice, na chapa do atual prefeito, isso segundo especulações de seu próprio grupo (reveja). Contudo, ontem à noite (26), nossa informação mostrou-se, em parte, improcedente, já que a pessoa escolhida para ocupar a vaga de vice foi Tiago Itamar, filho do ex chefe de gabinete (falecido este ano), Tarcísio Andrade.

Contudo, embora não tendo sido o sobrinho da primeira dama, trata-se de alguém igualmente inexpressivo politicamente, tão desconhecido quanto Geovan Barros, visto que toda atuação política de sua família se deu em Serra Redonda, onde seu pai foi vereador diversas vezes.

Atualmente morando em Campina Grande e trabalhando nas cidades de Massaranduba e Soledade, Tiago deverá votar no município pela segunda vez em sua vida, se muito, pois alguns especulam que ele tenha transferido o domicílio eleitoral para Massaranduba há bem menos tempo.

 

Reunião para anúncio de Tiago como vice na chapa de Paulo Oliveira

DISPUTAS INTERNAS

A menos que Paulo Oliveira consiga abafar os incêndios, este anúncio pode causar um mal estar enorme dentro de seu próprio grupo, sobretudo porque há outras pessoas que de fato tinham maior potencial político, como o ex secretário Antônio Duarte, o atual presidente da câmara Elias Angelino e o atual vereador Lenílton Barbosa. Conta-se nos bastidores que o discurso de apaziguamento ainda não foi totalmente digerido.

 

Paulo Oliveira e Tiago, durante reunião política.

PARA A HISTÓRIA

Caso a composição entre Paulo Oliveira e Tiago de Tarcísio obtenha êxito, será a primeira vez na história de Massaranduba que prefeito e vice são oriundos de outros municípios. No caso de Tiago, seria a primeira vez de um serradondense num cargo de alto escalão massarandubense. São detalhes, segundo moradores locais, que mexem, de certo modo, com a auto estima do cidadão massarandubense.

NAS ENTRELINHAS

Conforme informamos na matéria do último domingo, Paulo Oliveira foi condenado em primeira instância, pelo juiz da vara da fazenda pública de Campina grande, a devolver cerca de trezentos mil reais aos cofres públicos e também, como consequência, ao afastamento da função pública. Como tem direito a recorrer, permanece no cargo, mas não se sabe até quando.

Sendo assim, todas as especulações de que ele pretendia colocar alguém de sua extrema confiança no cargo de vice, para continuar à frente do governo após sua possível saída, agora passam a ser bastante pertinentes, pois Tiago goza de bastante confiança junto a Paulo, segundo diversos membros do grupo.

 

A OUTRA BOMBA DA NOITE

 

Menininho, durante sua live.

Outro fato que chamou bastante atenção na política massarandubense foi a live do vice prefeito Menininho, que desde o último domingo era propagada pelas redes sociais, como um evento que poderia mudar os rumos do processo eleitoral. 

Menininho era pré candidato a prefeito desde que foi eleito vice, tendo sido convidado pelo Podemos, partido comandado por Rejane Pessoa (outros dizem que quem manda mesmo é o ex prefeito Mendonça), para juntar-se a Wilson de Doca, outro pré candidato, no mesmo partido, sob a promessa de que passariam por um processo democrático de escolha.

Sabe-se lá como, Menininho ganhou numa consulta interna com outros partidos aliados, por 18 votos a 14, chegando a ter sua pré candidatura lançada. Porém, para seu desgosto, ganhou mas não levou.

Sem receber apoio de seus pares, e mesmo sem conseguir uma única pessoa que se dispusesse à vaga de vice, Menininho viu sua pré candidatura definhar, até o ponto que ele foi convidado a desistir (foi desistido, como dizem alguns).

CONTRA ATAQUE

Após o longo e desgastante processo de fritura que teria sofrido, Menininho usou sua live como um desabafo, direcionando seus ataques ao ex prefeito Antônio Mendonça, líder político do grupo, responsável, segundo Menininho, por seu insucesso.

Mendonça foi prefeito por dois mandatos e sua esposa, Joana Darc, foi prefeita por um, tendo terminado seu mandato como uma das piores prefeitas daquele município, fato que lhe rendeu uma derrota memorável em 2016.

Mesmo tendo uma rejeição alta, Mendonça e Joana são os líderes políticos daquele grupo, comandando seus seguidores com mãos de ferro, talvez pelas portas abertas que ambos têm no governo estadual.

 

Layse Coutinho, filha de Mendonça, reage aos ataques de Menininho.

MENSAGENS SUBLIMINARES

Embora fazendo inúmeras críticas ao chefe político, a quem chamou de coronel, e mesmo se dizendo tão humilhado, Menininho ratificou seu apoio à candidatura de seu colega Wilson de Doca, a quem fez alguns elogios, mas também algumas cobranças.

Aos 35 minutos da transmissão, Menininho deixa transparecer que pode ter sido obrigado a tomar esta decisão, o que gerou um verdadeiro burburinho na cidade (estaria ele sendo coagido?).

REPERCUSSÃO

Nas redes sociais a repercussão foi enorme, mas não  maior que no grupo de whatsapp do Podemos, onde Mendonça, Joana e seus correligionários soltaram os cachorros.

MENDONÇA: "Será que é assim Rejane? Vem uma pessoa frustada pela não aceitação popular, vai a público e diz o que quer, coloca toda a culpa em quem não tem e ainda faz insinuações que o pré candidato Wilson venha a ser vitorioso eu que irei a mandar na prefeitura. Me sentir bastante ofendido e fazendo uma reflexão de todo o processo que antecede a campanha eleitoral e em nome dos candidatos Wilson e Simone, o mais sensato será o meu afastamento da campanha para que fique bem claro que meu intuito não é mandar em ninguem até pq estamos em pleno século XXI e ninguém manda em ninguém, principalmente em duas pessoas inteligentes e independentes como Wilson e Simone, desejo muito trabalho e vitória par que Massaranduba realmente volte a crescer"

JOANA: “MENDONÇA NN é o candidato” e nn tem poderes de fazer as lideranças e a opinião popular de fazer Menininho o pré-candidato nosso ! Infelizmente na vida o ser humano COSTUMA SEMPRE arranjar uma justificativa e uma desculpa para algo que nn dar certo . COSTUMAMOS DIZER E SE TIVESSE E SE PUDESSE E SE FIZESSE etc para nossas frustrações mas CULPAR quem nn deve é no mínimo INJUSTO E DESLEAL. MENDONÇA nn teve CULPA ALGUMA DOS LÍDERES NN acreditar na vitória de Menininho . Mas enfim é MAIS FÁCIL ACUSAR do que ACEITAR que ainda nn era o momento e nem a vez dele ! Campanhas futuras virão e oportunidades surgirão, CABE A CADA ACEITAR e ir a LUTA . Na política GANHA QUEM o POVO ESCOLHE, então AVANTE O PRÉ-CANDIDATO DA MAIORIA"

Enquanto isso, nas redes sociais, a galera se divertia, à medida que as mensagens do grupo vazavam:

 

Analogia a outro meme já famoso

 

Por outro lado, alguns especulavam que tudo era encenação, para que Mendonça se afaste da campanha e as pessoas acreditem que ele não vai mandar num eventual governo de Wilson:

 

 

Ainda houve quem fizesse piada com o fato de Menininho tanto se reclamar, e continuar apoiando o grupo que lhe teria dado uma "rasteira":